Um dos principais nomes do mundo teen, Isa Souza começou sua carreira no Disney Channel e, em seu segundo grande trabalho, embarcou para a Argentina como protagonista da série Bia. Desde então, ela vem conquistando o seu espaço, e claro não podíamos deixar de encontrar a atriz em sua passagem pelo Brasil. 

A morena é a estrela da 13ª edição do Na Mira, e nos contou sobre a sua carreira, a batalha para chegar onde está e se tornar um modelo para tantos jovens ao redor do mundo. Durante um ensaio fotográfico incrível, Isabela deixou o ambiente com um toque de humor, simpatia e surtos e mais surtos vendo o resultado final das fotos. 

Isabela Soares de Souza tem apenas 21 anos e já é uma das maiores estrelas do Disney Channel. Desde novinha ela queria ser atriz e modelo, então sempre esteve envolvida com agências e fazendo testes para realizar o seu sonho, mas não pense que tudo aconteceu rápido. A protagonista de Bia conseguiu o seu primeiro papel na televisão aos 18 anos, ou seja, foi um processo muito longo até conseguir alcançar o seu objetivo.

“Desde os 14 anos eu fazia curso de modelo e de teatro. Sempre procurei ser de agência para buscar testes e eu já fiz muitos, só que eu não passava em nada. Eu comecei como modelo só que eu não conseguia trabalho porque eu não tenho altura, aí comecei a estudar teatro e adorei.”

Durante a nossa conversa, ela deixou claro que fez muitos e muitos testes e não conseguiu passar de cara. Mas isso foi extremamente importante para que ela conseguisse passar a mensagem de que nunca devemos desistir dos nossos sonhos e que quando é pra ser, tudo de bom acontece. Olha aí onde ela está agora! 

“Tem gente que pensa que no primeiro teste já passa, e não é assim. Foi um processo muito longo, muita gente não acreditava que eu ia conseguir.”

Mas claro que muitos sonhos precisam de pessoas incríveis ao lado para que consigamos realizar. Isa teve todo o apoio de sua família, e principalmente de seus irmãos durante o processo para se tornar atriz, que a ajudavam e levavam para testes. Família é tudo, né? Imagina depois a dor no coração de os deixar quando teve que se mudar para a Argentina para gravar Bia.

“Minha família me ajudou muito, inclusive sou eternamente grata aos meus irmãos. Meu irmão sempre me levava em teste, tadinho, e ficava me esperando lá fora um tempão. Se não fosse por eles, eu não ia conseguir. Muita luta, muito perrengue.”

Quando conseguiu o seu primeiro papel na televisão, esse foi de cara com uma das multinacionais sonho de todo ator: Disney Channel. Isabela sempre sonhou em trabalhar com uma empresa internacional e ficou muito feliz entrando de cabeça na equipe da Disney.

“Eu sempre sonhei em fazer um trabalho internacional, e eu gosto muito de coisas da Marvel, por exemplo, essa vibe meio surrealista de heróis. Então entrar na Disney foi um sonho realizado, e agora eu sinto que eu to no caminho certo. Foi muito louco ter começado justamente em um canal internacional, eu sempre sonhei em fazer isso.”

Já havíamos conferido outros projetos nacionais na emissora, como High School Musical: O Desafio, Quando Toca o Sino e Que Talento, mas Isabela estreou em um programa que tem uma pegada um pouquinho diferente do que estávamos acostumados. 

Juacas é uma série que envolve comédia, drama e romance mas com o foco em um esporte, o surfe. A atriz fez parte do elenco principal durante a primeira temporada, sendo Brida, uma das surfistas do grupo Sirenas que competia para conquistar o “CAOOS” e participar do “Circuito Nacional de Surfe”. Após gravar Juacas, ela foi para um outro projeto do Disney Channel e não pode manter uma frequência na segunda temporada, fazendo apenas participações especiais. 

“O primeiro papel que eu peguei na TV foi pra Juacas quando eu tinha acabado de fazer 18 anos. Foi maravilhoso, e depois que eu terminei a primeira temporada, surgiu a oportunidade de fazer o teste pra Bia.”

O projeto ao qual Isabela se dedicou foi a série Bia. Dessa vez a produção é toda do lado latino da emissora, e foi gravada na Argentina, então os testes não foram tão fáceis assim para a brasileira, que não falava nadinha em espanhol. Mas como antes, ela não desistiu e deu a cara a tapa mesmo não sabendo a língua. Que exemplo de pessoa!

Eu fiz a primeira parte [do teste] aqui em São Paulo por fonética, porque era uma cena em espanhol e eu não sabia falar nada. Depois de um tempo eles falaram que eu ia para a Argentina fazer um callback, e aí ajudou porque eles já me conheciam de Juacas.”

Quando se mudou para a Argentina, ela ainda não sabia que faria o papel da protagonista porque ninguém tinha personagens definidos. Esse callback era praticamente para que os atores fizessem outros testes e fossem observados pela equipe, até que um dia ela recebeu o papel de Bia e claro que surtou. Se nós nos orgulhamos de Isa representando o Brasil em uma série tão grande, imagina ela mesma.

Eu lembro que tivemos 15 dias de aula de atuação, canto e dança na Argentina, e era uma fase de teste só que eu não sabia falar nada, então todo mundo tinha que ficar me ajudando, fazendo teatrinho pra eu entender, foi muito difícil. “

“Quando a gente tava lá, ninguém tinha personagem, estávamos todos sendo observados pelos produtores e diretores. Nos últimos 2 dias, a gente ia fazer o teste final que eram várias cenas e eles me deram o papel da Bia, ai eu falei ‘Não acredito, é um milagre’.”

E claro que não foi tão fácil depois disso, porque ela teve que aprender espanhol na raça para poder atuar e cantar na língua da personagem. Algo que nos deixa muito felizes, é que o português conseguiu ser introduzido na série, tanto com personagens quanto em músicas que envolvem a nossa língua. Um ponto para o Brasil!

“A gente se mudou pra lá em abril de 2018 para começar a gravar em setembro, então tínhamos aula todo dia. Eu passava o dia inteiro vendo série e filme em espanhol pra poder escutar bastante, até ouvia músicas e passei meu celular para espanhol para aprender o mais rápido possível.”

E Isa não é a única brasileira do elenco. Esse, que possui atores do mundo inteiro, conta ainda com Gabriella Di Grecco, Rhener Freitas, Estela Ribeiro e até com algumas participações de André Lamoglia, também ator de Juacaspor sinal, fizemos um Na Mira incrível com o gato! Toda essa galera se juntou com pessoas de outros países para formar o elenco de Bia, e eles criaram uma afinidade muito grande desde o início, pois tinham que se ajudar para que pudessem se adaptar com a Argentina e para conviverem juntos. 

“Tem muito estrangeiro, a gente tinha que se ajudar muito porque tava todo mundo sozinho, sem conhecer ninguém. A gente se ajudava com idiomas e com a adaptação no país, porque era tudo novo, então isso fez a gente criar um vínculo. Agora todo mundo é amigo, a gente se junta pra comer, cada dia faz a noite de um país, é muito legal. A Giulia faz muita pizza italiana, o Rhener faz strogonoff porque todo mundo ama.”

A série está tomando grandes proporções! Está indo para sua segunda temporada e logo mais o elenco entrará em turnê. No Brasil, eles passarão por São Paulo e já tem duas apresentações programadas para o dia 6 de junho de 2020, uma no período da tarde e outra de noite. Já rolou a primeira reunião sobre a turnê e a atriz nos contou que está super ansiosa, porque é algo que todo mundo já queria e esperava, e finalmente irá acontecer.

“Ontem foi a primeira reunião com todos os diretores de live e eu fiz por Skype, foi super emocionante. Tava todo mundo reunido, contando como ia ser o ritmo e tudo mais. Foi louco e emocionante porque desde o início a gente falava disso só que nao tinha nenhuma confirmação, era uma possibilidade, um sonho, e agora é real.”

O que Isa não esperava é que a reação dos fãs brasileiros fosse tão positiva quanto à série e à turnê. Até porque, por mais que a protagonista seja uma brasileira, toda a produção é latina. O show só irá rolar porque todos viram o quão grande é Bia no país, que decidiram anunciar primeiro o show de São Paulo. Uma honra, né?

“A confirmação do show foi por causa do público, e foi muito louco, foi uma surpresa muito grande. Eu realmente não esperava, e foi muito lindo ver essa reação dos brasileiros.”

E durante essa sua passagem pelo seu país de origem, a atriz conseguiu ver e aproveitar o carinho dos fãs. Não podemos esquecer que, antes mesmo da série estrear, no evento de lançamento já haviam fãs na porta do hotel, então imagina agora! Ela ficou chocada ao perceber que muitas pessoas conhecem Bia e a conhecem também.

“Um monte de gente conhecia Bia na corrida que eu fui no domingo. A gente fez um quiz pra ver quem entendia e todo mundo acertou várias coisas, e é muito legal ver que todos estão acompanhando a série.“

Mas não pense você que os trabalhos dela se prenderam a Bia, porque ela conseguiu mais uma coisa incrível: fazer parte da trilha sonora de um live-action clássico. Sabe aquele filme do tapete voador, o tal do Aladdin? Ele foi escolhida para fazer tanto a versão em português quanto a versão em espanhol da música “Speechless” – “Ninguém Me Cala” e “Callar”. Pouca coisa, né? 

“Eu estava indo gravar uma música do CD da segunda temporada, e aí o diretor de música falou ‘Olha tem uma possibilidade de que você faça a trilha sonora de Aladdin’, dai eu falei ‘O que, como você me dá uma informação dessa, agora eu estou desestabilizada’. Ele falou que era uma possibilidade e que nao tava confirmado, ai eu já comecei ‘Deus por favor, eu quero fazer isso, por favor’. Depois de umas semanas, ele falou que eu ia fazer e eu fiquei muito feliz. Primeiro porque é uma música maravilhosa e segundo porque é Aladdin, foi um sonho realizado. É o tipo de coisa que você sonha e todas as suas metas são completamente superadas. Gente, eu fiquei muito feliz.”

Por falar em live-action, a atriz é GRANDE FÃ da Marvel, inclusive já contou até pro Febre Teen em uma entrevista que fizemos com o elenco de Bia, e queríamos muito saber qual live ela gostaria de fazer. E não é que a primeira opção dela não foi de filme de super-herói? 

“A Moana, 100%. Primeiro Moana, que aí eu vou no Havaí, gravo, surfo, e depois se tiver filme da filha do Homem de Ferro, vai ser eu. Porque a menininha já é parecida comigo, você vê ali que já tem um perfil. Isabela Stark.”

E como falamos antes, Isa está realizando um sonho ao trabalhar com a Disney e viver nesse mundo de fantasias e magia que eles nos proporcionam. Imagina que sonho trabalhar na mesma emissora que grandes estrelas trabalharam, como Hilary Duff, Vanessa Hudgens, Selena Gomez etc. A atriz se surpreende até hoje!

“Eu não tenho nem palavras, porque eu lembro de assistir quando eu era pequenininha, e agora eu estou lá. Tem um clipe da Disney que toca “Así Yo Soy”, que é a música da série, e eles colocam um compilado de várias cenas de outros programas, e tem a Vanessa Hudgens, e tipo assim, estou eu lá com ela!”

A gente descobriu que a morena é fã de Disney Channel de muito tempo atrás, que quando perguntamos quem era seu ídolo da emissora, ela citou a Hilary Duff. Pra quem não sabe, a loira protagonizou a série Lizzie McGuire. Ainda questionamos qual seria a reação dela caso fosse chamada para participar do reboot da série.

“Nossa, eu ia ter que me controlar muito, me fazer de plena e fingir que eu não sou super fã dela, porque na verdade eu sou. Eu amava Lizzie McGuire.”

A multi-talentosa ainda revelou que gostaria de fazer mais trabalhos musicais depois de ter gravados as músicas de Bia e de Aladdin, e que tem vontade de ter um álbum. Mas vocês acreditam que ela não cantava antes? Ela era extremamente tímida, mas depois fez aula de canto e perdeu a timidez.

“Com a atuação eu tenho mais experiência porque eu estudei isso, e é a primeira vez que eu trabalho em um projeto musical, nunca tinha feito aula de canto e não cantava antes. Então agora que tá surgindo isso, eu adoraria ter um álbum.”

“Eu gostava de cantar mas tinha muita vergonha, não cantava nem em apresentação da escola. Quando eu passei em Bia, eu comecei a fazer aula de canto, e gostei, aí a gente começou a gravar o CD. Eu gravei a música do Aladdin e falei ‘Gente, tudo é possível’. Um dia me falaram ‘Você vai fazer sucesso na música’ e eu falei ‘Não, magina’, e aconteceu. Eu amo atuar e quero seguir esse lado, mas quero fazer algo na música.”

Só sabemos que pode ser na atuação, pode ser no canto ou nos dois, Isabela com certeza vai continuar arrasando e nós vamos continuar acompanhando cada passinho que ela der. Até porque, depois desse ensaio de fotos, somos mais que amigos, somos friends, né, Isa?

Estamos super ansiosos para conferir a segunda temporada de Bia e mais ainda para dançar e cantar muito “Así Yo Soy” e as outras músicas da trilha-sonora da série em junho de 2020!

Febre Na Mira/Mateus Aguiar

NA MIRA – FEBRE TEEN: Isabela Souza
Fotografia:
Talita Alencar (@talitaalencar) & Mateus Aguiar (@mateusaguiar)
Entrevista:
Angélica Bello (@wannabeangell)
Imagens e Edição de Vídeo:
Karen Cesar (@karencesar_)
Matéria:
Leticia Annes (@le_annes)
Stylist:
Caio Gobbi(@gobbiland)
Maquiagem:
Adriana Oliveira (@adrianamake) & Andrea Petermann (@dea_petermann)
Agradecimentos:
Disney Channel BR (@disneychannelbr) & Disney Bia BR (@disneybia_br)
Roupas:
@tritonoficial @vizzano_oficial @ampamulherdopadre @schutzoficial @oakleybr @dicollanidenim @myftoficial @varalestudio @lojasrenner @disney @lemierpremium